Home Dicas Fitness Agachamento Smith

Agachamento Smith

31
0
SHARE

O agachamento é um dos exercícios mais trabalhados na academia, existem muitas variações e muitos nomes, mas o objetivo é quase o mesmo. Qualquer pessoa que começa a fazer academia faz agachamento, geralmente é o mais simples, mas existem muitos outros como o agachamento smith unilateral. Se quer entender mais sobre o assunto e saber como fazer corretamente e no que ele vai ajudar, continue nos acompanhando.

agachamento-no-smith-machine-maquina-compressor

Essa é uma variação um pouco polêmica do popular e super conhecido agachamento. O agachamento smith está presente na grande maioria das academias, é um movimento simples, mas realizado com ajuda de uma máquina. Mas deixando a polêmica de lado, pois muitos exercícios na academia são polêmicos e causa discórdia, vamos pensar no objetivo dela.

Quem faz agachamento smith está trabalhando as pernas de forma bem completa, esse é um exercício poderoso para quem deseja fortalecer a pernas e definir. O exercício possui um pouco de dificuldade, pois é necessário usar pesos livres. Por isso ele é tão popular, o atleta pode fazer exercícios concentrando no movimento e sem perder o equilíbrio.

No geral o agachamento smith trabalha força de diversos grupos musculares, mas sua atenção principal é sobre o quadríceps. Mas ele também envolve os glúteos, panturrilha e parte inferior das costas. Ele é realizado com o auxílio do aparelho, isso facilita na hora do exercício e deixa a execução mais simples.

Por esse motivo muitas pessoas que estão iniciando fazem o agachamento smith. No caso do agachamento smith unilateral existe uma pequena variação, você vai fazer o agachamento com passadas. É uma opção para pessoas que não conseguem se equilibrar na barra solta. A estabilidade que o aparelho dá permite uma maior mobilização de carga e por isso você não faz uma flexão do tronco para frente.

Agachamento smith correto

É muito importante fazer o agachamento smith correto, vamos ensinar os dois mais comuns, o primeiro é o tradicional, o segundo é o agachamento smith unilateral. Esse segundo não é muito complicado, mas você precisa ter um pouco mais de consciência corporal.

O exercício é feito em uma máquina, por isso é uma boa opção para quem precisa de estabilidade. Antes de começar a fazer o agachamento é necessário configurar a barra da máquina, coloque os pesos adequados e posicione. A posição correta para fazer esse agachamento é encaixando a parte traseira do ombro no apoio estofado da barra.

A barra precisa estar posicionada um pouco abaixo da base do pescoço. Em seguida você deve segurar a barra com as duas mãos colocando a palma da mão para frente. Depois é só destravar a barra, quando ela estiver destravada já pode começar, seus pés devem estar levemente a frente do corpo. Eles devem estar abertos na largura de seus ombros, no momento do movimento fique com a cabeça erguida e reta.

Com tudo destravado e na posição correta você já pode fazer o exercício, desça a barra lentamente dobrando os joelhos, fique sempre com as costas eretas. Desça até o joelho formar uma angulação de 90º com a panturrilha. Depois faça a subida lentamente, se fizer o exercício de forma correta não vai sentir nenhuma dor, se sentir algo está errado e indicamos procurar o professor.

Você vai fazer o movimento quantas vezes for indicado pelo professor, geralmente é uma repetição de 12 vezes com descanso de 40 segundos. Você vai fazer essa série três vezes, mas lembramos que a quantidade vai ser indicada pelo professor.

Se você vai fazer o agachamento smith unilateral, ele é um pouco diferente, sua posição será outra, você deve ficar com uma perna para frente e outra para trás. Tome cuidado para não jogar o joelho para dentro ou para fora, mantenha na direção da ponta dos pés. Nesse estilo de agachamento smith correto é que o tronco desça quase que alinhado a guia do smith.

Você também vai fazer passada e trocar uma perna com a outra, ou seja, a que estava na frente na primeira descida, vai estar atrás na segunda descida. Esse tipo de exercício é ótimo para o glúteo e permite que mais pessoas façam ele, já que o agachamento com barra solta é mais complicado.

Tenha sempre cuidado na hora de usar esse equipamento, ele dá impressão de segurança, mas você precisa ter muita atenção. O exercício é muito bom e vai trazer benefícios para você, por isso não deixe de fazer o agachamento smith correto e com segurança.

Agachamento Smith
5 (100%) 1 vote

LEAVE A REPLY