Benefícios do gergelim para saúde

benefícios do gergelim para saúde

Afinal, quais são os benefícios do gergelim para saúde? De acordo com estudos recentes, é possível afirmar que ele ajuda no controle do colesterol e também auxilia na prevenção de derrames. Além de tudo isso, também ficou comprovado que a semente ajuda com a sensação de saciedade, o que é ótimo para quem deseja perder uns quilinhos, não é mesmo? Confira abaixo mais benefícios do gergelim.

Benefícios do gergelim para saúde

Quem olha pra ele, pensa que é uma semente inofensiva, nada demais. Porém, engana-se quem pensa que o gergelim é apenas mais uma semente. Ele proporciona diversos benefícios quando incorporado à alimentação. Se você sofre com colesterol alto, por exemplo, o gergelim pode se tornar um grande aliado para combater o seu problema, pois ele age controlando o colesterol.

A semente de gergelim é conhecida pela gordura que corresponde 50% da composição. Porém, não se assuste, pois essa gordura é extremamente benéfica para a saúde. O óleo presente no gergelim é resistente à oxidação e é rico em gorduras mono e poli insaturadas, que são boas para a saúde. Os ácidos graxos ômega 9 (ácido oleico) e ômega 6 (ácido linoleico) e também, em menor proporção, o ômega 3. Essas gorduras auxiliam no controle do nível de colesterol no sangue. Por causa disso, ajuda a contribuir para um melhor perfil lipídico e também reduz o risco da aterosclerose e também diminui a chance de infartos e derrames.

O consumo do gergelim também é ótimo para quem sofre de diabetes, pois ele age no controle da glicemia. A presença das fibras alimentares ajuda a reduzir o índice glicêmico das refeições e, como consequência, proporciona um menor pico glicêmico. A semente de gergelim possui vitaminas e minerais importantes para a saúde, tais como: Cálcio, Vitamina E, Vitamina B1 e Vitamina A.

Benefícios das vitaminas e minerais encontradas no gergelim:

  • Vitamina E: Poderoso antioxidante. Ótimo para a saúde dos ossos e dentes. A falta dessa vitamina pode causar à osteomalácia.
  • Vitamina B1: Atua diretamente no funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração
  • Vitamina A: Ótimo para a saúde ocular, mucosas e pele
  • Cálcio: Ótimo para a coagulação sanguínea, contração muscular e formação óssea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *