Home Dicas Fitness Benefícios do Pilates

Benefícios do Pilates

1345
0
SHARE

Quais são os benefícios do pilates para o nosso corpo? Esse é uma das maiores dúvidas das pessoas. Pensando nisso, decidimos separar esse post pra fazer um artigo completo sobre o pilates, exercícios e sobre dúvidas. O pilates nunca fez tanto sucesso como atualmente. Celebridades têm adotado esses exercícios para melhorar diversos aspectos da vida. O pilates trabalha muita coisa e possui inúmeros benefícios para o corpo.

No post de hoje, além dos benefícios, você também pode conferir as indicações e precauções que é necessário tomar antes de iniciar os exercícios. Lembre-se: Antes de começar qualquer atividade física, é importante contar com o acompanhamento de um profissional. Isso é importante para evitar lesões e para saber se você está apto ou não para a prática.

Benefícios do Pilates – Afinal, quais são?

Hoje em dia, o Pilates se tornou a melhor opção para quem deseja desenhar e tonificar os músculos do corpo. Além disso, a prática do Pilates também ajuda no maior condicionamento corporal, ajuda a prevenir contra doenças, melhora a postura.

Os exercícios de pilates são muito procurados. Pode ser praticado tanto em academias, quanto em aulas reservadas apenas para essa prática. O pilates pode trazer diversos benefícios para o corpo e é indicado para pessoas que desejam melhorar postura, definir músculos e até ganhar um condicionamento físico maior.

Realizar os exercícios de pilates pode contribuir para conquistar um abdômen chapado e bem definido. As atividades ajudam a conseguir um corpo esculpido e, quando feito junto com outros exercícios mais intensos, também pode complementar e ajudar no emagrecimento.

benefícios do pilates

Abdominal com bola

Com o objetivo de fortalecer o músculo do abdômen, o exercício de abdominal com bola é muito praticado no Pilates. Além de fortalecer a região citada, também ajuda a definir costas e glúteos. Para colocar em prática basta ficar deitado e colocar as pernas em cima da bola (como na foto de exemplo). Coloque os braços atrás da cabeça. Levante até conseguir se sentar. Faça esse movimento 8 repetições desse exercício

benefícios do pilates

 

Elevação de quadril

Esse exercício ajuda a fortalecer os glúteos, músculo da lombar, do abdômen e o músculo posterior da coxa. Deite-se com o joelho flexionado e apoie os pés no chão. Em seguida, suba lentamente o cóccix, lombar, vértebras. A seguir, levante uma das pernas sempre em direção ao teto. Faça 8 vezes esse movimento, com cada perna.

 

benefícios do pilates

Perdigueiro

Fique na posição de cachorrinho, com a coluna sempre alinhada. Esse exercício é ótimo para fortalecer os músculos paravertebrais e do abdômen. Inspire e em seguida eleve o braço direito no mesmo tempo em que estende a perna esquerda. Para melhores resultados, faça 3 séries de 12 repetições de cada lado.

benefícios do pilates

Tesoura

Esse exercício fortalece os músculos dos glúteos, lombar, abdômen e posterior da coxa. Primeiro, fique deitada em um colchonete e coloque as duas pernas na direção do teto. Suba o tronco a cabeça e as mãos, tensione o abdômem, com as pernas sempre estendidas. Simule o movimento de uma tesoura, como na imagem abaixo:

benefícios do pilates

Respire e inspire a cada movimento de pernas. Faça 8 repetições.

Flexão de braço

Esse exercícios é para fortalecer os músculos do peitoral e triceps

benefícios do pilates

Prancha lateral

Excelente exercício para fortalecer costas, ombros, glúteos e abdômen. Além disso, também é ótimo para definir e afinar a cintura. Confira abaixo o passo a passo de como fazer e entenda os benefícios do pilates para os músculos abdominais.

Prancha

Também trabalha muito os músculos do abdômen. Ótimo exercício para definir. Parece ser simples, mas na verdade ele pega muito, por isso que ele é tão poderoso. Confira no vídeo abaixo o passo a passo de como fazer e fique atento aos erros mais comuns.

Aula de Pilates em casa

Já imaginou poder praticar Pilates no conforto da sua casa? Pois é, saiba que é possível sim. Confira abaixo alguns exercícios que podem serem feitos em qualquer lugar que você desejar. Confira!

Além de inúmeros benefícios para os músculos do corpo, o Pilates também ajuda a melhorar a postura e elimina possíveis dores na coluna. Além disso, a prática do Pilates também dá um maior condicionamento físico para quem o pratica, evitando lesões.

Os exercícios também promovem uma maior flexibilidade para o corpo e possuem o poder de mandar embora todo o estresse. Além de tudo isso, também possui o diferencial de realmente trabalhar o corpo inteiro, não apenas partes isoladas.

Outro benefício muito importante é que o Pilates pode ser praticado por todos, de qualquer idade, sem restrição. Apenas o peso corporal já é o suficiente para praticar as atividades. Alguns objetos como bolas, pesos ou aparelhos específicos de Pilates são opcionais. Outro fator interessante é que alguns exercícios podem serem praticados do conforto da sua casa. Tudo que você precisa? De você mesmo, pois apenas o peso do seu corpo já é o suficiente para fazer as atividades.

Enfim, Pilates faz tanto bem para o corpo e saúde, quanto para a saúde psicológica.

Deixe Sua Nota Nesse Artigo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here