Carboidratos Como Fonte de Energia

Carboidratos como fonte de energia – Quem disse que os carboidratos são vilões da dieta? Quando bem consumidos, tais alimento são excelentes fontes de energia e ótimos para um pré treino, por exemplo. Todo dia surge uma nova dieta que vira moda na internet. Em boa parte dessas dietas, quem sempre sai perdendo são os carboidratos, que são radicalmente extintos do cardápio. Afinal, o carboidrato é muito mal falado por quem deseja perder peso.

Mesmo assim, o que todos precisam saber é: Carboidratos são essenciais para uma alimentação correta e saudável, pois proporcionam energia para o corpo. O que todos precisam saber é que existem carboidratos diferentes, em diferentes formas, como: simples e complexos e de diversas fontes, tanto refinados quanto naturais. O ideial é saber qual opção é a certa para o seu tipo de corpo e para o seu objetivo, e é aí que entra a análise de um profissional.

Carboidratos como fonte de energia

Prefira as opções que tenham baixo índice glicêmico (Foto: Getty Images)

Carboidratos como fonte de energia

O ideal mesmo é o consumo de carboidratos naturais como: frutas, vegetais, grãos integrais e legumes. Além disso, esses alimentos citados também são ricos em vitaminas, minerais e fibras, que podem fazer falta no corpo caso a pessoa realmente elimine o carboidrato do cardápio.

Para facilitar a vida dos nossos leitores, decidimos listar 8 carboidratos que são ótimas fontes de energia. Confira:

– Batata Doce

Alimento querido da galera fitness, não é atoa que a batata doce faz tanto sucesso. Além de ajudar no aumento da massa muscular, pois proporciona mais energia para o treino, o alimento também diminui o açúcar do sangue, pois possui baixo índice glicêmico. Além disso, a batata doce também é rica em Vitamina A, ótimo para o sistema imunológico. Confira abaixo mais sobre os benefícios da batata doce:

– Legumes

O feijão e a lentilha, por exemplo, são ótimas fontes de carboidratos complexos. Além disso, também possui fibras e proteínas, o que proporciona a sensação de saciedade.

 

Carboidratos como fonte de energia

Salada de lentilhas, tomates, abobrinha e rúcula: ótima opção (Foto: Getty Images)

– Pipoca

Não se engane, não vá pensar que é saudável comer pipoca de microondas. Estamos falando da pipoca de panela, feita em casa. A pipoca nada mais é que um grão integral, rico em antioxidantes.Além disso, apenas uma colher de de sopa cheia de milho, proporciona 3 porções de pipoca e contém mais de 3 gramas de fibras, o que equivale a ⅓ da dose recomendada de ingestão diária de grãos integrais.

Carboidratos como fonte de energia

Opção de lanche para não sair da dieta (Foto: Getty Images)

– Inhame

O Inhame também é rico em fibras e possui carboidrato complexo. Isso significa que o alimento conta com digestão lenta, que ajuda a aumentar gradualmente os níveis de açúcar no corpo. O Inhame proporciona energia por muito mais tempo. Bacana, né?

– Banana

Além de tapear aquela vontade de comer doce, a banana também é rica em fibras, água, fitoquímicos, vitaminas e minerais. Além disso, as bananas também são ricas em potássio, que é ótimo para a recuperação muscular. A banana é uma ótima opção natural para o pré ou pós treino.

– Grão de Bico

Se você está querendo emagrecer, então o grão de bico é uma ótima opção para você. De acordo com estudos, o consumo diário auxilia no controle do peso, promovendo o emagrecimento.

– Milho

Espigas de milho naturais, feitas em casa, são ótimas opções de fonte de fibras, vitamina c e antioxidantes. Nada de colocar manteiga, hein?

Carboidratos como fonte de energia

Espiga de milho: quando feito em casa, é ótima fonte de fibra, vitamina C e antioxidantes (Foto: Getty Images)

– Massas e cereais integrais

Ás vezes é quase impossível resistir aquela vontade de comer massa, não é mesmo? Prefira a opção integral, pois possui três vezes mais fibras que a versão normal.

Carboidratos de baixo índice glicêmico X Alto índice glicêmico

Afinal, qual é a diferença de um para o outro? O alto índice pode elevar os níveis de glicose no sangue. Alimentos que são digeridos muito rápidos, como os que não contém fibras, viram açúcar muito rápido na corrente sanguínea. Esses alimentos aumentam os níveis de insulina e é responsável pelo acumulo de gordura corporal. Quanto mais rápido acontecer a transformação do carbo em glicose, maior será o índice glicêmico, o que estimula o cérebro e a fome. Resultado? Você acaba comendo mais. Pesadelo de quem deseja emagrecer, não é mesmo?

O índice glicêmico depende de alimento para alimento, da forma de preparo e combinação de alimentos consumidos. Portanto, é importante ter atenção e ter o acompanhamento de um profissional que possa te indicar a melhor dieta, de acordo com o seu objetivo.

Uma dieta boa para quem deseja emagrecer inclui carboidrato com baixo índice glicêmico como: farinha de trigo integral, aveias, frutas, legumes, sojas e vegetais. Além de contribuir para o emagrecimento, tais alimentos também fazem bem para a saúde, pois melhoram os níveis de colesterol e triglicerídios e diminui também a fome.

Dicas de carboidratos para o pré treino

Antes do treino, o indicado é consumir alimentos de alto a moderado índice glicêmico. Comer banana é uma ótima opção saudável de pré treino. Os carboidratos são distribuídos de acordo com a atividade física praticada. Portanto, sempre conte com uma dieta feita por um profissional para te ajudar a chegar no seu objetivo sem erros.

Se o treinamento for mais longo, então o indicado é o consumo de alimentos de moderado a baixo índice glicêmico. Alimentos que são absorvidos de forma mais lentas proporcionam energia, por um período de tempo mais prolongado. Ótimo para treinos longos ou para quem corre, por exemplo.

– Neste caso, é indicado comer um pão integral com queijo magro e uma fruta ou iogurte com cereal e uma fruta. Vale ressaltar que a pessoa que vai praticar uma atividade física não deve fazê-la em jejum. Se a pessoa não se alimentar, o corpo utilizará as reservas de energia nos músculos. Com isso, a fadiga aparecerá rapidamente – explicou a especialista para o site do GloboEsporte.

Carboidratos como fonte de energia

Carboidratos como fonte de energia

Foto: GloboEsporte

Para a atividades físicas mais longas, especialistas recomendam o consumo de alimentos com moderado a alto índice glicêmico. Já para o pós treino (treinos de muita intensidade e longa duração), o recomendado é o consumo de gel de carboidratos ou bebidas isotônicas (atividades acima de 1 hora ou 10 KM). Isso estimula a produção de insulina e repõe os estoques de carbo no fígado e músculos, ótimo para a recuperação muscular.

Carboidratos como fonte de energia

Os carboidratos como fonte de energia, são ótimos para os treinos. Portanto, não o elimine da sua dieta.

Antes de fazer qualquer mudança na sua alimentação, converse com um Nutricionista.



1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (o seu melhor voto)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *