Você sabia? Sedentarismo mata mais que obesidade, diz estudo

Se você acha que exercícios é apenas para quem deseja o corpo dos sonhos, você está enganado. Muitos magros caem na armadilha de pensar que não precisam se exercitar, afinal, são magros. Porém, essa ideia é bastante perigosa. Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, concluiu que o sedentarismo é mais perigoso que a obesidade. Segundo o estudo, quem não pratica nenhum tipo de atividade corre sérios riscos. De acordo com a pesquisa, o sedentarismo mata o dobro de vezes mais que a obesidade.

Você sabia? Sedentarismo mata mais que obesidade, diz estudo

sedentarismo mata mais que obesidade

Foto: Divulgação

O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition. A pesquisa abordou sobre os problemas e os perigos que o sedentarismo e a obesidade podem desencadear na saúde do indivíduo. Para conseguir concluir com mais precisão, pesquisadores acompanharam cerca de 334.161 europeus por 12 anos! Durante esse tempo de estudos, eles avaliaram os níveis de exercícios e medidas de cintura registrados a cada morte.

Com todos esses dados, pesquisadores acabaram descobrindo que 676 mil mortes são causadas pelo sedentarismo. Já a obesidade, causou 337 mil mortes devido ao peso em excesso.

Em entrevista para a BBC News, o professor e pesquisador Ulf Ekelund afirma que o maior risco foi identificado em pessoas classificadas como sedentárias, fator consistente tanto para quem tinha peso normal, quanto para os que sofriam com sobrepeso e obesidade.

O professor concluiu que eliminar o sedentarismo seria perfeito para reduzir índices de mortalidade em cerca de 7,5% – ou 676 mil mortes. Apenas tratar a obesidade traria apenas 3,6% de redução nas mortes.

sedentarismo-mata-mais-que-obesidade58-thumb-570

Foto: Divulgação

Durante o estudo, foi concluído que doenças causadas por inatividade e obesidade eram em grande parte iguais, como problemas cardiovasculares. Já a diabetes do tipo 2 foi mais encontrada em quem sofria com a obesidade.

Algumas pessoas, por serem magras, caem na cilada de pensar que não possuem nenhum tipo de problema, afinal, elas são magras. Mas é aí que mora o perigo! O sobrepeso e o sedentarismo andam lado a lado e ambos oferecem riscos graves para a saúde.

Pessoas magras não são imunes a inatividade. Pelo contrário, elas possuem um risco maior de ter problemas de saúde se não praticarem nenhum tipo de atividade.

Já pessoas que sofrem de obesidade, mas que praticam algum tipo de atividade, possuem uma saúde melhor do que aqueles que não praticam nada.

Foto: Divulgação

Os pesquisadores, responsáveis por esse estudo, concluíram que todas as pessoas deveriam praticar, pelo menos, 20 minutos de caminhada, independente do peso, pois o exercício e a prática de atividade trazem benefícios substancias para a saúde da população.

Eu só sei que depois dessa não vou me permitir sofrer de obesidade, muito menos ficar sedentária. E aí, bora dar uma caminhada por aí?

Confira mais sobre os perigos do sedentarismo abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=oCajqWVknyE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *